VERRUGA PLANTAR

  •   O QUE É UMA VERRUGA?

Uma verruga é uma protuberância inofensiva na pele. São mais comuns nas mãos e pés, mas podem surgir em qualquer parte do corpo. As verrugas mais comuns assemelham-se a uma couve-flor. Cerca de 50% desaparecem em dois anos sem necessitar de qualquer tipo de tratamento.

Contudo, são altamente contagiosas e, para evitar que se espalhem, deverá tratá-las imediatamente e evitar o contato direto da pele com outra verruga.



O QUE CAUSA AS VERRUGAS? 

As verrugas são causadas pelo papiloma vírus humano (HPV) que faz com que as células da pele se multipliquem rapidamente, resultando em tumores benignos que são mais embaraçosos do que propriamente graves, mas que são altamente contagiosos. Há mais de 70 subtipos diferentes de HPV que causa as verrugas. Os diferentes tipos do vírus tendem a causar verrugas em diferentes partes do corpo. O vírus espalha-se por contacto direto com a pele ou tocando em superfícies úmidas, tais como o chão das piscinas e dos vestiários, que estiveram em contato com alguém que tem verrugas.

Após o contato inicial, o vírus HPV pode permanecer inativo ou latente na pele e poderão não existir sintomas visíveis imediatos. Isso significa que muitas pessoas podem estar infectadas com HPV sem que tenham conhecimento disso. Pode levar vários meses até que uma verruga se desenvolva. 
As verrugas surgem normalmente quando há uma abertura na pele o que coincide com a altura em que a pessoa apanha o HPV, ou na pele que está exposta a umidade excessiva como acontece com os pés transpirados. Uma abertura na pele pode ser causada por cortes, arranhões, barbear, unhas dos dedos e cutículas, pele gretada e eczema.

QUEM ESTÁ EM RISCO?

Os cientistas estimam que cerca de uma em cada dez pessoas sofre de verrugas de tempos em tempos e que uma em quatro tem pelo menos uma verruga a determinada altura da vida. As verrugas são a queixa mais comum depois da acne. 

Apesar de todos estarmos expostos ao HPV, algumas pessoas parecem ser mais suscetíveis ao mesmo, enquanto que outras são naturalmente imunes. As verrugas podem aparecer com maior frequência se o sistema imunitário/defesa do organismo estiver fragilizado. As crianças e adolescentes estão especialmente sujeitos a ser infectados uma vez que não criaram (ainda) anticorpos para o vírus e estão em maior contato com outras pessoas que sofrem de verrugas. 53% das pessoas que sofrem de verrugas têm idades compreendidas entre os 5 e os 19 anos. As pessoas que ingerem barras de esteróides, ou que têm condições que enfraquecem o sistema imunitário tal com a infecção do HIV, estão também mais sujeitas a desenvolver verrugas.
Ocorrem mais verrugas durante o Verão, devido a um aumento do contato em atividades como nadar e acampar.


VERRUGA PLANTAR
Uma verruga do pé também se pode chamar de verruga plantar. As verrugas do pé surgem na planta do pé, são muito moles e podem ser identificadas pela forma como interrompem o padrão normal da pele. Podem ter um aspecto duro, irregular, esponjoso, espesso e/ou escamado. As verrugas do pé podem ser acastanhadas ou acinzentadas (escuras no centro), são inestéticas e muitas vezes são dolorosas se não tratadas. Normalmente, são maiores do que as verrugas vulgares (crescem nos dedos, na parte de cima das mãos, braços e pernas.) e achatadas devido à pressão exercida ao caminhar. Na maioria dos casos, desenvolvem-se por baixo de pontos de pressão tais como calcanhares e nas partes junto aos dedos. Se olhar de perto, poderá ver pequenos pontos pretos na verruga plantar. Não se trata como algumas pessoas pensam de raízes nas verrugas. Os pontos pretos são causados por hemorragia na verruga como resultado de pisar e caminhar sobre ela.

AS VERRUGAS PRECISAM SER TRATADAS?

Cerca de 50% das verrugas desaparecem dentro de dois anos sem qualquer tratamento. Dado que as verrugas são causadas por um vírus, o organismo irá eventualmente criar uma resistência durante um período de tempo o que fará com que desapareçam. Isto pode levar meses ou por vezes anos. Contudo, as verrugas são contagiosas e podem espalhar-se para outras áreas do corpo ou para outras pessoas. É por isso que devem ser tratadas imediatamente.

AS VERRUGAS VOLTAM A APARECER?

Na maioria dos casos, o tratamento de verrugas cutâneas é bem sucedido e desaparecem para sempre. O sistema imunitário do seu organismo pode normalmente livrar-se de quaisquer pequenos fragmentos de verruga que possam ainda existir após o tratamento.