UNHA ENCRAVADA - ONICOCRIPTOSE


O que é?

Quando a unha penetra na pele ao seu redor estamos perante uma unha encravada.
A pele forma uma barreira, mas como a unha não pára de crescer e é mais dura, penetra na pele causando dor e inflamação. Nos casos mais severos pode originar infecção com pus e sangramento.
De uma forma geral é mais frequente afetarem o primeiro dedo, mas podem afetar os outros dedos também.

Qual é a causa?

mau corte: corte excessivamente curto das unhas ou cortar os cantos é a principal causa de unha encravada.
Pessoas ativas e desportistas particularmente, sofrerem de unha encravada, porque transpiram mais (o que facilita o amolecimento e a quebra das unhas), também estão mais sujeitas a traumatismos e micro traumatismos capazes de lesarem as unhas.
Os jovens que mexem mais nas suas unhas têm mais probabilidade de adquirirem unha encravada, do que as pessoas mais velhas, que não conseguem alcançar os seus pés facilmente.
As pessoas mais velhas que têm unhas muito grossas ou afetadas por fungos, são mais sujeitas a terem unha encravada.
Sapatos e meias apertados podem também empurrar as laterais dos dedos junto das unhas, levando a que encravem na pele.
Excesso de transpiração e não mudar o tipo de calçado, concentra mais humidade, o que torna as unhas mais moles e por isso partem mais ficando mais sujeitas a encravar.
Existem outros fatores tais como a postura, a forma como anda, deformações do pé como o hállux valgus (joanete), dedos em garra ou em martelo, pronação excessiva do pé (queda do pé para dentro), entre outros.

Pode ser grave!

Se deixarmos a unha encravada sem tratamento, a infecção pode alastrar a outras zonas do pé. Quanto mais rapidamente tratar a unha encravada menos a infecção se instala e menos dor tem com o tratamento.

O que posso fazer?
                       
Em primeiro lugar deve aprender a cortar as unhas de forma correta. Não deve usar corta unhas, nem tesouras, pois não têm formatos de corte apropriados para os dedos e podem cortar excessivamente a unha ou até cortar a pele.
O melhor é usar um alicate de pontas retas.
Devemos cortar as unhas de forma reta sem cortar ou arredondar os cantos. Os cantos das unhas devem permanecer visíveis e passar por cima da pele.
As unhas devem ser cortadas depois do banho quando estão mais finas e suaves.
Uma boa higiene, como trocar de meias todos os dias, optar por meias de fibras naturais como o algodão, ajudam a manter a integridade das unhas.
No verão use o mais possível sapatos abertos e arejados ou sandálias.
Se é diabético não faça auto tratamentos, como desencravar sua própria unha.


O que o podologista pode fazer por você?

O tratamento passa pela simples remoção da espícula (espiculaectomia), desinfecção, assepsia do local, e curativo até a total cicatrização.

Pode não se tratar de uma verdadeira unha encravada, mas sim de helomas periungueais (calos que crescem junto da unha), se assim for o podologista procede à remoção dos calos e se a unha estiver grossa ou encurvada, poderá rebaixá-la e direcioná-la.
Quando a unha encravada se dá pela curvatura exagerada das unhas,  o seu Podologista/Podólogo poderá recomendar que faça uma correção com órteses ungueais que reeducará para o crescimento correto da unha.